terça-feira, 13 de setembro de 2016

Terapia Ocupacional: Intervenção na Síndrome de Down


A síndrome de Down (SD) é uma alteração genética produzida pela presença de um cromossomo a mais, o par 21, por isso também conhecida como trissomia 21.
A SD foi descrita em 1866 por John Langdon Down. Esta alteração genética afeta o desenvolvimento do individuo, determinando algumas características físicas e cognitivas. A maioria das pessoas com Síndrome de Down apresenta a denominada trissomia 21 simples, isto significa que um cromossomo extra está presente em todas as células do organismo, devido a um erro na separação dos cromossomos 21 em uma das células dos pais. Este fenômeno é conhecido como disfunção cromossômica. Existem outras formas de Síndrome Down como, por exemplo: mosaico, quando a trissomia está presente somente em algumas células, e por translocação, quando o cromossomo 21 está unido a outro cromossomo.

Terapeutas Ocupacional especializados na avaliação e tratamento de crianças / adolescentes com Síndrome de Down que apresenta um atraso ou um déficit em suas atividades de vida diária, cuidados pessoais, e tarefas relacionadas com a escola. Ou seja, aumentar suas habilidades pessoais, motora, motora fina  e melhorar a capacidade de usar informações para compreender e efetivamente interagir com pessoas e objetos.
A atuação do Terapeuta Ocupacional  nos casos de síndrome de Down pode ser variada e extensa como organizar e planejar, treinar a criança para se vestir apropriadamente. 
Alimentação,  treinar habilidades adequada do uso de utensílios para comer e beber; treino de AVDs, Exemplo: higiene pessoal diária, limpeza, organização de seus objetos escolares e pessoais.
A importância da avaliação e produtividade, atividades educacionais apropriadas para a criança ou adolescente com a (SD): ações relacionadas com as tarefas em sala de aula, atividades acadêmicas e pré-profissional, incluindo o uso de material escolar, caligrafia e computador. Responsabilidades em casa, atividades lúdicas e desenvolvimento  motor, cognitivo e atividades sociais.
Analisar o desempenho da criança / adolescente em suas ocupações diárias, através de cuidados pessoais, a produtividade (atividades relacionadas com a escola e emprego) e do jogo; os jogos estimulas as habilidades o ganho e/ ou melhora de habilidades psicomotoras,  funções mentais especificas, como atenção, concentração e percepção. melhorar a qualidade de vida da criança e de seus familiares.
 O objetivo do profissional de terapia ocupacional é alcançar a máxima capacidade funcional da criança / adolescente à sua independência na comunidade através de técnicas atualizadas e trabalho interdisciplinar no mesmo espaço físico, facilitando a comunicação e o trabalho integrado dos aspectos físicos, cognitivos e emocionais, sensoriais. 
O terapeuta ocupacional, no âmbito de sua atuação, planeja e executa atividades orientadas para a participação e facilitação no desempenho ocupacional e expressivo de pessoas com deficiência, com processos de ruptura de rede, de risco, desvantagem e vulnerabilidade social nos diversos ciclos de vida (COFFITO, 2010).

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