quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Terapia Ocupacional: Demência de Corpos de Lewy: definição, diagnóstico e tratamento






Demência de Corpos de Lewy: definição, diagnóstico e tratamento


9
918
Quando usamos a palavra “demências” parece que todas são a mesma doença, mas não é bem assim….
Na demência de Corpos de Lewy existem estruturas celulares, os famosos Corpos de Lewy, que a depender de onde estejam acumulados resultam em quadro clínicos distintos. Como eles possuem “áreas prediletas” para se instalarem (quer saber quais são? Vá no final do post e saiba!), existe um conjunto de sintomas que se tornam característicos deste tipo de demência.
Esse conjunto de sintomas resultam no que parece a combinação de sintomas Parkinsonianos e da doença de Alzheimer. Sendo assim, estão na lista de sintomas da demência de Corpos de Lewy:
– Declínio cognitivo progressivo (em especial na atenção e nas questões espaciais).
– Alucinações visuais e até auditivas.
– Rigidez.
– Bradicinesia (lentidão nos movimentos).
– Expressão facial amímica.
– Tremor.
– Marcha lentificada e arrastada.
– A flutuação entre confusão e sonolência e o seu estado normal (ausência desses sintomas).
Essa última característica é própria desse tipo de demência, que hoje é a uma das mais frequentes, seguida pela doença de Alzheimer.
Diagnóstico:
Uma vez que não existe um teste específico para identificar esse tipo de demência, é necessário uma série de exames médicos, neurológicos e neuropsicológicos na tentativa de alcançar o diagnóstico correto. O diagnóstico confirmatório é obtido somente após a morte do indivíduo, através de uma autópsia que mostrem os achados celulares.
Sobre o tratamento:
Atualmente, não há cura ou tratamento que impeça ou que retarde os efeitos progressivos da demência. O tratamento que é realizado visa aliviar os sintomas e atrasar ao máximo a progressão da doença.
Tratamentos com alguns dos medicamentos usados na doença de Alzheimer podem ser eficazes no alívio dos sintomas cognitivos. Se os sintomas parkinsonianos se tornarem um problema sério, então o tratamento com um dos medicamentos usados na doença de Parkinson pode também ser útil.
A Reabilitação é fundamental para o tratamento dos sintomas da doença. Conversar com o médico e pedir orientação sobre bons profissionais de Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia faz parte do tratamento básico não-medicamentoso. Esses profissionais com certeza fazem a diferença na qualidade de vida das pessoas com demência de Corpos de Lewy.
Exercícios físicos com regularidade, dieta saudável, convívio social e uma rotina rica em estimulação cognitiva e com atividades prazerosas são fundamentais para a pessoa com demência de Corpos de Lewy.
Separamos esse vídeo do Youtube, que na realidade só tem audio (oi??), de uma pessoa relatando sua experiência com esse tipo de demência e, em seguida, um profissional. Vale a pena:
Para quem quer saber mais:
Áreas “prediletas” do encéfalo em que ocorrem o acúmulo dos Corpos de Lewy: tronco encefálico, núcleos subcorticais, córtex límbico (cíngulo, entorrinal e amígdala) e o neocórtex (temporal > frontal = parietal). Os NL são encontrados principalmente no hipocampo (CA 2-3), amígdala, núcleo basal de Meynert e núcleo dorsal do vago.
Quanto a ordem dos achados clínicos: A ordem de início dos quadros mental e motor é variável e de difícil definição nos pacientes mais velhos, pois, freqüentemente, apresentam um início quase que simultâneo dos sintomas mentais e extrapiramidais. Quando a demência ocorrer dentro dos 12 meses de início dos sinais e sintomas motores extrapiramidais, o paciente deverá receber o diagnóstico primário de demência de Corpos de Lewy possível, que será fortalecido pela presença de um aspecto essencial ou de um sintoma de suporte de acordo com os critérios de diagnóstico clínico da demência de Corpos de Lewy. Caso a história clínica de parkinsonismo tenha início mais de 12 meses depois do início do declínio cognitivo, o diagnóstico mais apropriado a ser usado será doença de Parkinson com demência, demência de Corpos de Lewy ou outro (McKeith et al., 1996).
________________________
Gostou do post? Clica no botão do Google Plus (Google +1)  aí embaixo e avisa ao google que esse post é de qualidade!! Assim você estará nos qualificando e garantindo ainda mais qualidade no site.
Vamos ganhar esse clique valioso?? Obg!! =)
Ah, para os fãs de Facebook que querem espalhar o post “por aí” é só clicar e compartilhar! 
_____________________
Imagem: sheilaz413



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Terapia Ocupacional: Reabilitação de pacientes com sequelas de AVC. Estudo realizado na Alemanha.

A imitação pode curar Neurônios-espelho nos permitem simular internamente as ações dos outros. A medicina está interessada nessa prop...