Dement Neuropsychol 2011 June;5(Suppl 1):49-77
Demência vascular” (DV) é um conceito de categoria diaguinóstico que surgiu no final dos anos 80 para designar quadro demencial decorrente de doença cerebrovascular (DCV) Este conceito foi expandido com o declínio de memoria déficit de pelo menos uma função cognitiva decorrentes de Doença Cerebro Vascular e suas manifestações isquêmicas, um continuo que inclui todas as etapas, desde o comprometimento cognitivo vascular, função executivas, linguagem, gnosia, praxia). A Demência vascular é segunda causa mais frequente de demências.
A Demência Vascular, depois do Alzheimer, talvez seja a causa mais importante de demência. Ela se caracteriza por múltiplos infartos que vão ocorrendo no cérebro ao longo da vida do indivíduo, que tem uma pequena isquemia, depois outra e mais outra. Elas vão se somando e estão associadas a uma história de declínio cognitivo.
O Terapeuta Ocupacional orientam os cuidadores e familiares na estimulação das
habilidades que ainda estão preservadas na pessoa com demência vascular, garantindo maior tempo de autonomia e independência, diminuindo a sobre carga dos cuidadores e familiares.
· O profissional de Terapia Ocupacional realiza treino de AVDs, por meio das atividades trabalha a:
Estimulação cognitiva;
Estimular a memória e as funções executivas;
Despertar interesse nas atividades propostas
· Promover interação social;
· Trabalhar várias habilidades cognitivas, dentre elas atenção, conceito de cores e quantidades, memória recente, sequenciamento, categorização, organização e relação espacial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário