segunda-feira, 8 de agosto de 2016

A INTERVENÇÃO DA TERAPIA OCUPACIONAL POR MEIO DE OFICINA TERAPÊUTICA PARA PACIENTES DEPRESSIVOS


    Aline de Paula Barzotto  Juliana Longhini Breschigliari* Marnie
Grulbert Gonzaga Maciel**

   Resumo Nos últimos anos, a depressão vem se manifestando sem distinção de raça, sexo e idade, demonstrando ainda mais seus sintomas e aumentando a cada dia sua presença nos consultórios médicos. A pessoa acometida de depressão vem tomando consciência da necessidade de tratamento devido ao surgimento de informações e esclarecimentos de dúvidas sobre esta patologia na sociedade. Sintomas como a ansiedade, a tristeza e auto-estima rebaixada, são características da depressão, diferenciando-se da conduta básica do funcionamento humano, que é “sentir-se bem”. A depressão atinge a área física, a área mental e área social do indivíduo, necessitando assim, que sofra uma intervenção terapêutica ocupacional para a readaptação de sua vida o mais próxima do normal possível. Esta intervenção poderá realizar-se através de ofi cina terapêutica, trabalhando o indivíduo como um ser biopsicossocial, oportunizando-lhe recursos para que os sintomas depressivos regridam e o indivíduo se fi rme em sua personalidade, abordando uma visão mais ampla da Terapia Ocupacional e melhorando a qualidade de vida do paciente depressivo. Palavras-chave: 1. depressão, 2. terapia ocupacional, 3. ofi cina terapêutica.
    Terapia ocupacional Na história da Terapia Ocupacional, os profissionais descreve- ram-na e definiram-na de várias maneiras, mas geralmente a definição aceita é: “Terapia Ocupacional é qualquer atividade, física ou mental, prescrita pelo médico e guiada profi ssionalmente para ajudar um paciente a recuperar uma lesão ou enfermidade” (MACNARY, 1947, p. 19). De acordo com a AOTA (American Occupational Therapy As- sociation), a defi nição oficial de Terapia Ocupacional é a seguinte: A Terapia Ocupacional é a arte e a ciência de dirigir a participação do homem em tarefas selecionadas para restaurar, fortalecer e melhorar o desempenho, facilitar a aprendizagem daquelas destrezas e funções essenciais para a adaptação e a produtividade, diminuir e corrigir patologias, promover e manter a saúde. Os terapeutas ocupacionais trabalham em instituições como hospitais, centros de reabilitação, creches, asilos, clínicas, entre outros, com o único objetivo de reabilitar o paciente, seja na área física, mental ou social. Na Terapia Ocupacional em depressão, o paciente é estimulado a criar aquelas aptidões e atitudes que lhe permitirão viver a vida de forma mais útil e satisfatoriamente possível.

   A proposta da Terapia Ocupacional em oficinas terapêuticas é oferecer ao paciente a possibilidade de reencontrar sua capacidade de buscar a autonomia e desenvolvê-la, exercitando o pensamento por meio da construção livre de objetos, utilizando o método crítico-laborativo das relações humanas. Acredita-se que “o homem, em atividade, possa elucidar-se por meio dos objetos que percebe e fabrica” (VIANA, 1995, p. 83). De acordo com Fuzikawa (1995), da revista Gesto (Grupo de Estudos de Terapia Ocupacional), “o objeto concretizado na ofi cina de Terapia Ocupacional não se destina a outro fi m que não o de sua própria construção e da aquisição de consciência por aquele que o fabricou... produção do próprio homem.” C abe ao terapeuta ocupacional a tarefa de inserir as ofi cinas em instituiç ões de tratamento que se orientam para a questão da produção. É de grande importância produzir e fazer circular o produto elaborado, estimulan do a competitividade e a estruturação para uma ação organizada e outros tantos requisitos necessários e essenciais ao homem que produz. Nem todas as ofi cinas conduzem os trabalhos fi nais para a produção como no caso das ofi cinas de artesanato deste trabalho que utilizam atividades voltadas à sensibilidade, à criação, ao exercício e à responsabilidade. O  espaço grupal facilita a retomada das relações sociais de uma forma pouco ameaçadora por ser mediada pela atividade e pelo terapeuta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Terapia Ocupacional: Reabilitação de pacientes com sequelas de AVC. Estudo realizado na Alemanha.

A imitação pode curar Neurônios-espelho nos permitem simular internamente as ações dos outros. A medicina está interessada nessa prop...