quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Resenha sobre Trabalho estudo e produtividade: Da confusão á definição.






  • Luciane Pires dos Santos

  • Resenha sobre Trabalho estudo e 

  • produtividade:

  • a confusão á definição.
  •  
  • “O artigo tem como objetivo apresentar estudo baseado nos modelos já existentes na terapia ocupacional, frequentemente encontrado em suas pesquisas clínica e teórica os termos “estudo” trabalho” e “produtividade”. São conceitos diferentes que artificialmente são associados á desempenho ocupacional, que tornam pontos negativos para os clientes e para o desenvolvimento da profissão.


  1.             O Modelo Canadense de desempenho Ocupacional (CAOT. 2002) designam produtividade como uma das três classes de ocupação. Sendo as outras duas lazer e auto cuidado, agrupando nessa classificação o brincar na pré-infância e infância, as atividades escolares, o emprego, as tarefas domesticas, a geração o trabalho dos filhos e o trabalho voluntariam na comunidade. 
  2.             De acordo com Haglud e Kjellberg (1999), o modelo deveria diferenciar os conceitos oferecendo uma organização coerente e lógica de diferentes conceitos. Para esses autores citados acima o trabalho e estudo são dois tipos diferentes de atividade humana.          Para, Marx (1965) o trabalho é considerado as mais complexas atividades humanas, ligados aos seres humanos por natureza, permitindo a elaboração de um mundo concreto e cheio de objetos uteis que iram favorecer as relações de interação entre as pessoas em sua atividade profissionais, estabelecendo uma relação direta com o ambiente humano, organizacional e técnico de seus trabalhos.
  3.             O trabalho não deve ser compreendido apenas como eficácia humana e sim como um campo de representações sociais que são tornadas a carga de trabalho correspondendo ao custo psico-fisiológico. De acordo Meunier o trabalho é uma organização composta por um grupo de pessoas que compartilha um desejo, tendo como meta alcançar um objetivo, dentro de um conhecimento ou experiências, recursos pessoais ou organizacionais. Produzindo um produto que será oferecido a outras pessoas.
  4. Para Cru (1997b) o trabalho é referido como uma serie de habilidades técnicas, manuais e intelectuais que são aperfeiçoadas as experiências  e o domínio das atividade, e ele relaciona a trocas que serão compartilhadas com outras regras, como a linguagem, estratégias, ferramentas e equipamentos, permitindo alcançar melhores resultados sem correr riscos a saúde das pessoas, porque o trabalho envolve um investimento do sujeito e da convivência com os outros, que trará satisfação dos trabalhadores relacionada a qualidades do desenvolvidas por meio das experiências  nos diferentes contextos profissionais. 

   O trabalho e o estudo têm esforço em estar presente por um determinado período de tempo, porem as exigências ligadas ao trabalho são completamente diferentes as ligadas aos estudos que é uma atividade individual a qual tem um objetivo de qualificar o estudante preparando uma nova profissão.  O trabalho é um agrupamento de pessoas reunidas em prol de um objetivo de produção onde o resultado é esperado por meio de lucros, tendo uma organização, relação social, trazendo carga de trabalho para o trabalhador que recebe uma remuneração.
  1. Conclui que o estudo para o estudante é uma forma trabalho que exige disciplina raciocínio intelectual dedicação e sem remuneração. E um trabalho que tem como meta preparar o estudante para o mercado de trabalho, o qual envolve um novo processo de cobrança, responsabilidade, produtividade, remuneração, uma troca de experiência e vivencia social.  

  2. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
  3. JEAN, Micheline Saint; THERRIAULT, Pierre Yves. Trabalho, estudo e produtividade da confusão a definição. São Paulo, v.18, n.1, p.11-16, jan./abr.2007.



  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Terapia Ocupacional: Reabilitação de pacientes com sequelas de AVC. Estudo realizado na Alemanha.

A imitação pode curar Neurônios-espelho nos permitem simular internamente as ações dos outros. A medicina está interessada nessa prop...